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Pequenas empresas podem ganhar diferencial competitivo na otimização de processos

A prospecção de clientes é considerada a maior dificuldade entre os microempresários. Muitos donos de pequenos negócios apontam a falta de tempo para encontrar iniciativas no sentido de atrair clientes. A justificativa é que eles necessitam se dedicar de forma integral à gestão administrativa do empreendimento. Para esse pensamento, a otimização de processos é uma alternativa.

“Não sobra tempo. O empresário tem diversas planilhas e anotações para analisar ao longo do dia, quando ele poderia integrar o controle financeiro, de estoque e pedidos em um único local, o que facilitaria muito a vida dele”, ao aplicar um sistema de otimização do trabalho, explica o analista de Inovação do Sebrae, Marcus Vinícius Bezerra.

Segundo ele, o passo inicial à evolução de uma empresa é a mudança de mentalidade do empreendedor. Para o especialista, todo o tipo de negócio, independente do tamanho ou segmento de atuação, pode encontrar saídas inovadoras para os seus clientes. O resultado será um maior valor agregado e um diferencial competitivo no mercado.

Melhoria da qualidade dos produtos

De acordo com Bezerra, várias modalidades de inovação podem ser aplicadas a uma empresa. Um exemplo é a apresentação de um novo produto ou serviço. Outra aposta são as inovações de processos dentro do negócio como a melhoria da qualidade dos produtos. Ainda são interessantes a redução de custos e o aumento da produção.

O analista reforça mais ainda as medidas que podem “facilitar muito a vida do empresário”. Ele cita neste contexto a eficiência do negócio, com a utilização da otimização de processos, que trazem benefícios à saúde funcional e competitividade da empresa.

Mais agilidade no negócio

Detalhando mais a fundo, a ideia é que o empresário identifique o que pode dar mais agilidade no negócio, considerando quantas tarefas são executadas por ele e pela empresa ao longo do dia. Assim, o empreendedor saberá em quantas fases o seu produto ou serviço leva para chegar até o consumidor final, e poderá reformular as etapas para economizar tempo.

Dessa forma, ele poderá se dedicar mais à conquista do cliente, já que o seu negócio se estrutura de uma forma enxuta nas execuções e demandas de processos. Uma outra coisa a ser lembrada é que a inovação não deve ser restrita ao empresário, mas deve ser um fator de inspiração também para os seus colaboradores. Isso deve afetar a produtividade de forma positiva, assim como o engajamento de todos no crescimento da empresa.

Atendimento exclusivo do cliente

No setor da alimentação, por exemplo, é comum a aplicação de automação comercial, com vendas por meio de comandas eletrônicas e terminais de touch screen. Essas iniciativas favorecem a presença mais ativa do garçom junto ao cliente, tornando-se um diferencial. Aliás, em estabelecimentos de gastronomia mais inovadores, o garçom assume mais o papel de um tipo de concierge à disposição exclusiva do cliente.

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