Você está visualizando atualmente Mercado de trabalho brasileiro ganha novas profissões e atualiza mais de 400 ocupações

Mercado de trabalho brasileiro ganha novas profissões e atualiza mais de 400 ocupações

Você sabe quantos tipos de profissões existem no mercado de trabalho brasileiro? São 2.609 profissões, algumas reconhecidas recentemente. Esses dados constam no Guia Brasileiro de Ocupações. O relatório é uma iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Eles lançaram nesta semana uma versão atualizada do levantamento.

O guia das profissões permite que qualquer pessoa faça uma consulta gratuita das diversas informações. O usuário pode saber através desta ferramenta on-line questões específicas, como a média salarial e as atividades desenvolvidas em cada ocupação. Também pode conhecer quais são as habilidades, os conhecimentos, os instrumentos e as atitudes exigidas nas profissões, segundo a Agência Brasil.

O guia das profissões também traz dados sobre desligamentos e admissões feitos em 2023. E ainda identifica os estados onde há mais oferta de empregos em todas as profissões. Então, o interessado por esse tema vai conhecer 424 profissões que foram atualizadas. Porque elas receberam essa adequação conforme as mudanças tecnológicas do mercado. Mas há ainda uma nova versão com 19 novas profissões.

Profissões que lidam com as práticas integrativas

Entre as inclusões no estudo estão as profissões que lidam com práticas integrativas. São abordagens terapêuticas para prevenir agravos à saúde e promover e recuperar a saúde. Porque essas práticas enfatizam a escuta acolhedora, a construção de laços e a conexão entre ser humano, meio ambiente e sociedade. Então, as profissões incluídas foram o terapeuta de reiki e o instrutor de ioga. E o instrutor de meditação, o facilitador de biodança e de grupos de movimento também integram esse nicho.

Profissões desenvolvidas junto a bebês e crianças

O levantamento sobre as profissões do governo federal também aponta três atividades desenvolvidas junto a bebês ou crianças. Dentro destas profissões, está o condutor escolar terrestre. E as outras duas profissões apontadas são o lactarista, responsável por preparar e cuidar da nutrição dos bebês em creches e hospitais; e o brinquedista, que trabalha na organização, catalogação e funcionamento das brinquedotecas.

Profissionais que lidam com animais de estimação

O guia de profissões ainda relaciona três tipos de profissionais que lidam com animais de estimação. Então, é o caso do condutor de cães domésticos, por exemplo, que pode prestar serviços de passeio. Já o monitor animais de companhia está apto a realizar atos de higiene e tosa, além de procedimentos de enfermagem veterinária. E o instrutor de mobilidade com cães-guia é responsável pela interação entre a pessoa com deficiência visual e o cachorro.

Profissões ligadas à biologia e ergonomia de ambientes

Outras profissões listadas no guia de ocupação são o biólogo em meio ambiente e diversidade e o biólogo em saúde. Porque são profissionais que exercem duas especialidades da biologia. Por outro lado, o ergonomista, é outra das profissões listadas. Ele atua na promoção de um ambiente de trabalho mais eficiente e seguro. Então, deve mobilizar conhecimentos multidisciplinares de áreas como educação física, engenharia, fisioterapia e terapia ocupacional.

Complementando a lista de 19 novas profissões, há o hidrojatista. É uma pessoa que opera equipamentos de limpeza que utilizam jatos de água sob alta pressão. Entra aí também o ufólogo, que investiga fenômenos celestes. As últimas três profissões que foram incluídas no guia são o analista de sucesso do cliente, o analista de experiência do cliente e o confeccionador de perucas.

Profissões dão rumo à carreira e dados aos empregadores

A proposta desta pesquisa de informações que integram o Guia Brasileiro de Ocupações é poder contribuir para que os trabalhadores darem um novo rumo à sua carreira. Também deve auxiliar estudantes na hora de ingressar no ensino superior, escolhendo as suas profissões. Outro objetivo do estudo é trazer dados para empregadores e profissionais de recursos humanos, como fonte para tomadas de decisão.

Deixe um comentário