Para fazer a escolha certa no preenchimento do imposto de renda que resulte em pagar menos imposto ou até mesmo ter restituição é preciso tomar algumas providências que vão desde a organização dos documentos, como comprovantes de rendimentos e despesas, até o preenchimento correto da declaração.
Há várias dicas para escolher o preenchimento do imposto de renda que resulte em pagar menos imposto ou até mesmo ter restituição. Uma delas é informar a Receita Federal sobre todas as despesas dedutíveis. Esses dados englobam gastos com saúde, educação e pensão alimentícia, entre outros. Essas informações reduzem o valor da base de cálculo do imposto e, consequentemente, o valor a ser pago.
Inclusão de dependentes pode gerar menos imposto
Também é importante verificar se há dependentes que possam ser incluídos na declaração, como filhos, pais, avós, o que pode gerar dedução do imposto devido. Assim o contribuinte irá pagar menos imposto.
Desconto simplificado é uma escolha vantajosa
Também utilizar o desconto simplificado é uma boa opção. Mas o contribuinte deve saber que esta modalidade deve ser mais vantajosa do que a soma das deduções. Esse desconto é de 20% sobre os rendimentos tributáveis, limitado a R$ 16.754,34.
Declaração em conjunto com cônjuge: duas rendas
Para pagar menos imposto também é necessário verificar se há a possibilidade de fazer a declaração em conjunto com o cônjuge. Esta condição ocorre caso haja diferença significativa de renda entre os dois parceiros. Então, isso pode reduzir a carga tributária.
Planejamento das despesas e tabela de alíquotas
É muito importante também planejar antecipadamente as despesas para aproveitar melhor as deduções e reduzir o valor do imposto devido. E analisar se a tabela de alíquotas do tributo foi atualizada, porque isso pode impactar o valor a ser pago e acarretar menos imposto.
Doações a entidades filantrópicas e projetos culturais
Outra possibilidade para que o contribuinte pague menos imposto acontece quando houver a possibilidade de fazer doações a entidades filantrópicas ou projetos culturais aprovados pelo governo. Esse processo pode gerar abatimento do imposto devido.
Para pagar menos imposto é preciso ter cuidados
No entanto, é de suma importância ressaltar que, antes de escolher o preenchimento do imposto de renda que resulte em pagar menos imposto ou até mesmo ter restituição, é necessário verificar se os dados estão corretos e se tudo que é exigido pelo fisco foram fornecidos, observando cuidadosamente os valores envolvidos.
Retificação de erros e de omissão de rendimentos
Caso você tenha dúvidas ou precise de mais informações, consulte um contador ou contrate uma assessoria em contabilidade, pois senão você terá que se retratar junto à Receita e retificar os erros, informações falsas ou omissão de rendimentos.
Por exemplo, se você errar na hora de escolher o desconto simplificado no preenchimento da sua declaração de imposto de renda 2023 ou perceber que essa opção não foi a mais indicada, haverá duas opções de correção.
Retificadora: mais ou menos imposto a pagar
A primeira opção é fazer uma declaração retificadora, que pode ser apresentada em até cinco anos após o prazo de entrega da declaração original. Mas na declaração retificadora, você pode escolher a opção que resultar em menor imposto a pagar ou maior.
Pagamento complementar por meio de Darf
A segunda opção é pagar o imposto complementar por meio de Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais), informando os valores corretos. O prazo para pagamento é até o último dia útil do mês de abril do ano seguinte ao da declaração.