Você está visualizando atualmente Entrega do IRPF 2019 já está próxima

Entrega do IRPF 2019 já está próxima

O mês de março já está próximo, e, com isso, chega a hora de entregar a declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2019.  As informações, tendo como ano base 2018, devem ser enviadas até o final de abril. Nesse momento, é importante que você procure um profissional da Contabilidade para se responsabilizar por esse documento.

Como a cada ano surgem novidades e novas exigências da Receita Federal no preenchimento da declaração, é mais seguro que você busque um contador para realizar esse procedimento. Assim, você evita atrasos na entrega e erros nos dados disponibilizados que resultam na inserção de seu nome na malha fina e uma consequente multa pesada.

Documentação e informações

Toda a documentação necessária para que sua declaração de IRPF 2019 esteja conforme os padrões da Receita devem fazer parte do processo, além das movimentações financeiras e bens adquiridos no ano calendário anterior, entre outras exigências.

O cuidado no preenchimento da declaração é muito importante, pois a Receita tem um controle rigoroso das transações financeiras efetuadas no país, o que pode resultar na observação de discrepâncias em relação ao que é informado nas declarações.

Novidades neste ano

O IRPF 2019 já apresenta mudanças nos dados a serem informados pelo contribuinte. O programa ainda não foi liberado para download, mas foram adiantadas algumas alterações e complementações.

Uma delas é a obrigação de informar o CPF de todos os dependentes e/ou alimentandos, independentemente da idade. No ano anterior, a informação exigida era para apenas os maiores de 12 anos.

Outra nova regra é a obrigatoriedade de dados completos referentes a todo o tipo de veículo ou imóvel do declarante. Também em relação à alíquota efetiva, essa informação deve constar junto com os valores de impostos a pagar ou restituição a receber.

Como ainda não foi divulgado o programa do IRPF 2019, ainda há a possibilidade de haver outras exigências que não constavam no exercício passado. São procedimentos que acabam avultando o processo de composição da declaração, o que pode se tornar seguro e muito mais eficiente nas mãos de um especialista da área.

Deixe um comentário