Muitas pessoas ficam em dúvida se precisam ou não fazer a declaração de imposto de renda. E isso, geralmente, depende da renda anual recebida, que é um item mais fácil de constatar. Mas há outras regras e exceções a considerar ao prestar contas à Receita Federal.
Então, em relação a estas cobranças do fisco, você sabe como preencher corretamente os campos na declaração de imposto de renda? Porque é muito importante passar as informações de forma correta e completa, para depois não cair na malha fina.
-
Dinheiro investido em ações
As informações que devem ser enviadas são sobre vários esclarecimentos quanto a rendimentos, despesas, bens e dívidas, entre outras obrigações tributárias do contribuinte. Por exemplo, no processo surgem dúvidas sobre como declarar o dinheiro investido em ações ou fundos. Porque cada tipo de investimento tem regras específicas a serem seguidas.
-
Despesas podem ser deduzidas
Como declarar despesas dedutíveis? Você sabe como fazer? Algumas despesas podem ser deduzidas do imposto devido como gastos com saúde, educação e pensão alimentícia. É necessário saber quais despesas são dedutíveis e como declará-las corretamente.
-
Ganhos de capital têm alíquotas
Outra questão é a declaração de ganhos de capital. Se você vendeu algum bem, como um imóvel ou um carro, por um valor superior ao de compra, é preciso declarar o ganho de capital. Na hora de declarar, você tem que entender as regras e alíquotas aplicáveis nesses casos.
-
Retificar a declaração corretamente
Como retificar uma declaração de forma exata pode acabar sendo uma demanda do contribuinte também. Se você perceber que cometeu algum erro ou omissão na sua declaração de imposto de renda, é possível retificá-la. No entanto, é importante saber como fazer isso corretamente e dentro do prazo.
-
Rendimentos com imóveis alugados
Se você tem imóveis alugados, precisa declarar esses rendimentos. Estes valores recebidos precisam ser esclarecidos para o “leão”. E há campos na declaração de Imposto de Renda também para isso.
-
Dependentes: filhos e cônjuges
Você tem ideia de como pode declarar os seus dependentes? Eles podem ser filhos ou cônjuges, mas é preciso declará-los corretamente no imposto de renda. E é imprescindível saber quem pode ser considerado dependente e quais as regras para incluí-los na declaração.
-
Rendimentos no exterior
Se você é uma pessoa que possui rendimentos no exterior, saiba que esta renda também interessa para a Receita. Os rendimentos provenientes do exterior podem ser aluguéis de imóveis residenciais ou comerciais, salários ou investimentos.
-
Como declarar doações e heranças
Se você recebeu doações ou heranças no ano passado, elas devem ser declaradas claramente no seu imposto de renda. Há normas específicas para estes tipos de bens, papéis, itens de valor ou montantes em dinheiro.
-
Planos de previdência privada
Os planos de previdência privada também têm que ser declarados no imposto de renda. Mesmo considerando o recolhimento para o INSS, como normalmente acontece no caso de assalariados ou trabalhadores autônomos.
-
Dívidas e empréstimos
Mas não é só os ganhos com salários, investimentos ou aluguéis que devem ser declarados à Receita. As dívidas contraídas no exercício anterior e até mesmo empréstimos pessoais com instituições financeiras devem constar na declaração.
-
Pensão alimentícia
Se você pagou pensão alimentícia no ano passado, estes gastos você precisa apresentar na hora de preencher a declaração de imposto de renda. Porque também há regras para este tipo de despesa com dependentes.
-
Prejuízos em investimentos
Você sabia que também pode declarar prejuízos obtidos em investimentos que deram problemas em 2022? Se você teve prejuízos em investimentos, como ações ou fundos, é possível deduzi-los do imposto devido em anos futuros.
-
Gastos com educação
Provavelmente você teve gastos com educação no ano passado. E não devem ter sido poucos, não é mesmo? Então, saiba que você pode ter dedução destes valores que podem ser mensalidades escolares dos seus filhos, por exemplo.
-
Despesas com saúde
As despesas com saúde, que são inevitáveis no dia a dia do contribuinte, também podem ser deduzidas no imposto de renda. Mas para isso você precisa conhecer as normas relacionadas a estes gastos, como consultas médicas e exames.
-
Rendimentos de MEI
Mas se você é um contribuinte MEI ou um prestador de serviços como autônomo, precisa declarar os rendimentos recebidos para a Receita Federal. Para esta modalidade tributária há exigências específicas que você deve saber na hora de preencher a declaração.
Estas são apenas algumas das dúvidas comuns que as pessoas têm ao fazer a declaração de imposto de renda 2023. Mas o documento fiscal exige ainda outras obrigações em termos de esclarecimentos e comprovações. E se você não se sente seguro para prestar estas informações atualizadas procure um contador de sua confiança, que garantirá uma declaração confiável e completa.