Os documentos, as notas fiscais e os recibos necessários para o imposto de renda 2023 podem variar dependendo da situação fiscal de cada indivíduo. Mas aqui está uma lista geral de documentos que podem ser necessários para você fazer a sua declaração de imposto de renda pessoa física (DIRPF).
Um dos documentos mais importantes, se você é assalariado, é o informe de rendimentos fornecido pela empresa empregadora ou pagadora de serviços. Mas também os comprovantes de rendimentos recebidos de outras fontes, como aluguéis, investimentos, aposentadorias, pensões, entre outros, são necessários para a declaração.
Documentos que envolvem a compra e venda de bens
O contribuinte tem que apresentar comprovantes de compra e venda de bens como imóveis, veículos e ações. E são indispensáveis os documentos relacionados aos rendimentos bancários, disponibilizados pelas instituições financeiras.
Documentos sobre dívidas, dependentes e alimentandos
Ainda é preciso saber que as exigências da Receita Federal passam por informações sobre dívidas e ônus financeiros. E dados sobre dependentes e alimentandos são outras das obrigações na hora de declarar o imposto de renda.
Notas fiscais que comprovam despesas médicas e com educação
Já quando o assunto é nota fiscal, podem ser apresentadas na declaração de imposto de renda as que se referem a despesas médicas, odontológicas, psicológicas e fisioterapêuticas. E podem ser disponibilizadas ao fisco as notas fiscais de gastos com educação como mensalidades escolares, cursos técnicos, profissionalizantes ou universitários.
Previdência privada, pensão alimentícia e empregados domésticos
Outras notas fiscais aceitas na declaração são a de despesas com previdência privada e de doações feitas a instituições filantrópicas. E as despesas com pensão alimentícia e com empregados domésticos podem ser relacionadas também.
Notas fiscais de despesas com combustíveis, pedágios e manutenção de veículos utilizados para trabalho entram na conta. E podem ser aproveitadas as notas que indicam compra de material escolar, uniforme e livros didáticos.
São dedutíveis notas fiscais de hospedagem e seguro de vida
E pouca gente sabe que pode aproveitar as notas fiscais de despesas com hospedagem, transporte e alimentação durante viagens a trabalho porque elas podem ser aceitas na declaração do imposto de renda. E o que o contribuinte comprovar que gastou com seguro de vida e saúde também.
Multas de trânsito ou gastos com animais de estimação
Se você ainda tem dúvidas sobre o que reunir para a declaração do imposto de renda, saiba qual é o tamanho da lista, dependendo do seu caso tributário. Mas já fique sabendo que despesas com multas de trânsito ou gastos com animais de estimação, por exemplo, não são dedutíveis.
Orientações específicas e precisas sobre os documentos
Então, é sempre recomendável consultar um contador para obter orientações específicas e precisas sobre os documentos necessários para a declaração de imposto de renda. Porque qualquer erro nas informações pode levar o contribuinte a ser pego na malha fina ou ter que pagar multa.