Um plano de negócios é essencial para o sucesso de uma nova empresa, pois ele serve como um guia estratégico que ajuda a definir os objetivos, identificar os recursos necessários e planejar as ações para alcançar o sucesso empresarial. Embora os detalhes específicos possam variar dependendo do tipo e do tamanho da empresa, aqui estão algumas seções-chave que geralmente devem ser incluídas em um plano de negócios:
Resumo executivo
Uma visão geral concisa do empreendimento deve ser estabelecida em um plano de negócios. Então, nessa abordagem é preciso destacar os principais pontos fortes, a proposta de valor única e as metas de curto e longo prazo.
Descrição da empresa
Informações detalhadas sobre a empresa são muito importantes. E entre elas estão a estrutura legal, missão, visão, valores, histórico, localização, produtos ou serviços oferecidos e principais membros da equipe.
Análise de mercado
Uma análise aprofundada do mercado em que a empresa irá operar faz toda a diferença. Devem ser incluídas informações sobre o tamanho do mercado, tendências, concorrência, público-alvo, segmentação de mercado e oportunidades de crescimento.
Estratégia de marketing
Um esquema estratégico de marketing no plano de negócios visa posicionar a empresa no mercado. Com ele é possível identificar os canais de marketing, os critérios para as promoções, precificação, vendas e distribuição.
Operações no plano de negócios
Detalhes sobre as operações diárias da firma são imprescindíveis também ao plano de negócios. Devem citar a localização física, os recursos necessários, os fornecedores, a cadeia de suprimentos, as instalações e a logística.
Estrutura organizacional e gestão
Informações sobre a estrutura organizacional do empreendimento devem destacar as principais responsabilidades de cada cargo dos profissionais integrantes do quando. Ainda devem constar as qualificações necessárias e a equipe de gestão.
Projeções de receita e custos
Projeções financeiras, incluindo um plano de lucros e perdas, fluxo de caixa, balanço patrimonial e indicadores-chave de desempenho. Isso também pode incluir informações sobre financiamento inicial, fontes de receita, custos operacionais, investimentos em marketing e estratégias para lidar com riscos financeiros.
Meta de crescimento e desenvolvimento
Estratégias e métodos para expandir a empresa no futuro precisam integrar o plano de negócios. Nestas táticas se encaixam a introdução de novos produtos ou serviços, a entrada em novos mercados, as parcerias estratégicas ou aquisições.
Mas lembre-se de que um plano de negócios é um documento vivo e deve ser ajustado e adaptado conforme a empresa vai evoluindo. Além disso, é importante realizar pesquisas de mercado adequadas, obter feedback de especialistas e revisar periodicamente o plano de negócios para garantir que ele permaneça relevante e alinhado aos objetivos da empresa.
Plano de negócios com resultados
E para que todo esse processo se desenvolva de forma efetiva, com resultados de sucesso, certamente um contador desempenha um papel fundamental. Ele vai ser responsável pelo planejamento financeiro, incluindo a tomada de decisão, pela estruturação legal e pelo cumprimento das obrigações fiscais da empresa, entre tantas outras demandas.