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Pequenos negócios têm 40% do faturamento provenientes de vendas em canais digitais

Microempreendedores individuais (MEI), microempresas e negócios de pequeno porte registraram um índice de cerca de 40% do seu faturamento na comercialização realizada por canais digitais. Essa informação foi constatada pela pesquisa “Transformação Digital nos Pequenos Negócios”, do Sebrae.

O levantamento ainda indica que em torno de 70% dos empreendimentos de pequeno porte utilizam WhatsApp, Instagram e Facebook em suas vendas. E outro dado constatado é que os setores onde essas ferramentas estavam presentes foram na logística, no turismo, na economia criativa e no artesanato. Então, nessas áreas, 50% do faturamento se originou em canais digitais.

WhatsApp teve 56% das operações em canais digitais

A ferramenta mais utilizada nas vendas de pequenas empresas foi o WhatsApp, que abrangeu 56% das operações em canais digitais. Na sequência, o Instagram foi usado em 43% dos negócios. E o Facebook ocupou um espaço de 23% nas movimentações comerciais.

Segundo o presidente do Sebrae, Décio Lima, as redes sociais são vitrines que começam a se destacar no mercado, transformando-se em fortes canais de comunicação com o consumidor. “Hoje é possível mostrar os bastidores do negócio, os valores da empresa, o posicionamento da marca, entre outras informações. O ambiente digital não é só um espaço para divulgar promoções”, considera

Canais digitais respondem por mais de 15% das vendas

O ambiente on-line contribuiu muito para o aumento da receita das empresas brasileiras nos últimos meses. A Sondagem do Comércio feita pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre) demonstra que muitos consumidores preferem os canais digitais na hora de comprar.

Comércio on-line através de sites, aplicativos e e-mails

No terceiro trimestre deste ano, 15,1% das receitas de empreendimentos do setor foram obtidas por meio de vendas on-line. E os canais digitais identificados foram sites, aplicativos e e-mails, principalmente. O percentual é o maior registrado desde o segundo trimestre de 2021. No período daquele ano, o índice atingido foi de 21,1%.

Ambiente virtual traz melhora na experiência de compra

Conforme o coordenador de Mercados e Transformação Digital do Sebrae Nacional, Ivan Tonet, esses números refletem a mudança na cultura do público, que tem um perfil mais digital. Mas também refletem a incidência de maior digitalização das empresas e da melhora na experiência de compra no formato virtual.

“As empresas se mobilizaram para utilizar os canais digitais mais intensamente. E, ao longo do tempo, se prepararam melhor para atender às demandas desses clientes que procuram mais produtos e em diversidade”, analisa o executivo.

Empresários devem aproveitar oportunidades de negócio

Ele recomenda que os proprietários de pequenos negócios sigam alguns parâmetros para poder aproveitar as oportunidades do comércio on-line. Conforme Tonet, é importante entender como os canais digitais funcionam. Outra coisa é traçar uma estratégia específica para cada um deles, a partir do cliente de interesse. “Essa atuação demanda recursos, sejam eles humanos, de tempo, e financeiros, a fim de investir na comunicação, na produção de conteúdo, na divulgação.”

Produtos customizados e atendimento próximo do cliente

O coordenador ainda destaca que, ao contrário das grandes marcas varejistas, a pequena empresa disponibiliza produtos mais customizados, com um atendimento mais próximo do seu cliente. Então, o consumidor consegue falar com pessoas e não com robôs. Ele faz trocas com mais facilidade e flexibilidade. E, muitas vezes, ao fazer uma compra on-line de uma empresa que está mais perto da sua casa, o produto chega muito mais rápido.

Empreendedor vai adquirir aprendizados e obter retornos

O especialista reforça que é fundamental mensurar os resultados. Com isso o empreendedor vai adquirir aprendizados e obter retornos. Tonet salienta que as ferramentas disponíveis nos próprios canais digitais auxiliam muito na definição de metas das empresas, já que consideram os indicadores e resultados alcançados.

“A conversão, por exemplo, é um indicador muito importante que influencia no tamanho do investimento que será feito pelo empreendedor. Essa mágica do digital facilita muito o planejamento do negócio. Mas o empreendedor precisa testar e conhecer bem os indicadores e os resultados para definir as suas metas”, explica.

Segmentos em alta nos negócios por canais digitais

Entre as micro e pequenas empresas, alguns segmentos se evidenciaram nas vendas on-line. Esse é o caso dos produtos pet, de beleza, de moda, de casa e decoração e saúde. “No caso de beleza e moda, a tecnologia e Inteligência Artificial tem contribuído muito para facilitar a tomada de decisão do consumidor, com uso de um provador virtual de roupas e até maquiagens”, exemplifica.

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