Planejar vendas no mercado externo, pensar em projetos fora do país e ir atrás de voo maior não é um sonho impossível. Com estratégia, conhecimento e dedicação é possível conquistar mercados internacionais, não importa qual é o seu produto.
Sobre esse assunto, o Sebrae tem diversas dicas e orientações para os empresários que pensam nestes novos desafios. E para exportar, ele vai precisar pesquisar sobre o país e o público-alvo em um primeiro momento. Afinal, outros países têm outras culturas, outros consumos. E um outro cliente.
As empresas que exportam podem dispor de auxílio do governo. Esse apoio visa compensar as dificuldades à frente, mas também gerar competitividade à economia brasileira no mercado externo. E isso é feito através da implementação de uma série de benefícios.
Entre estas “facilidades” estão a redução tributária para os empreendimentos. Impostos como ICMS, IPI, PIS e Cofins são desonerados na exportação. Também há uma diversificação de riscos e preços mais rentáveis. Outra vantagem é a melhoria na imagem doméstica da empresa e de seu produto.
Atuando no consumo doméstico e no internacional
A empresa que busca o mercado externo ainda pode considerar as suas vendas tanto no país onde é estabelecida quanto no mercado internacional. Então, com essa dupla atuação, diversifica os riscos e fica menos vulnerável a imprevistos ou problemas em ambos os mercados.
De acordo com o Sebrae, é preciso reduzir as incertezas e as dúvidas. E isso se faz através de uma análise do macroambiente atual e futuro. Porque no confronto de perspectivas e projeções leva-se em conta a capacidade interna da empresa.
Pesquisa antecipada e planejamento são essenciais
O plano de ação para abocanhar o mercado externo deve estar em sintonia com os objetivos estratégicos do negócio. O planejamento é determinante, assim como a pesquisa com antecedência. O foco será traçar os aspectos específicos de outros países para que o sucesso deixe de ser uma possibilidade e venha a se concretizar.
Traçar o perfil do mercado externo
Para o Sebrae, o empresário tem que entender o perfil do mercado externo que escolheu. Entender o mercado, conhecer o consumidor e avaliar o nível da concorrência. Outra questão é avaliar possíveis barreiras e traçar o formato de distribuição do produto.
Questões financeiras, sociais e políticas
Questões econômicas e históricas de cada lugar podem influenciar no desempenho de seu negócio. Dados sobre a situação financeira do cliente, informações sobre costumes e até conflitos vão fazer a diferença. Se o país passa por instabilidades sociais ou políticas, você corre o risco de a sua mercadoria não chegar ao seu destino.
Produção que atenda às necessidades do cliente
Conhecendo a fundo o seu cliente, você poderá analisar a viabilidade de sua empresa entrar para o mercado externo. De repente, de acordo com as características regionais do consumidor, a sua produção poderá necessitar de algumas alterações para atender as necessidades da demanda internacional.
Barreiras econômicas no mercado externo
Também é importante ficar atento a todo o tipo de taxa, imposto ou barreira econômica que pode afetar o seu produto. Se o que você oferece deve responder a requisitos que não compensam ou cumprir custos muito elevados para exportar, o retorno será negativo, pois compromete a sua competitividade.
Outra coisa a ser considerada são os canais disponíveis para distribuir o seu produto. Como funcionam os seus distribuidores e fornecedores. E qual é a rotina do processo e se ele se equipara ao que você já pratica no mercado doméstico.