Você está visualizando atualmente Empreendimentos de pequeno porte apresentam melhora no faturamento
Female confectionary shop owner checking orders on tablet computer

Empreendimentos de pequeno porte apresentam melhora no faturamento

Os pequenos negócios no Brasil registraram um cenário mais positivo no quadro geral e uma melhora no faturamento. O percentual de empresas que tiveram queda nos seus ganhos baixou para 74% – em março o resultado foi de 89%. A perda média ficou em 36% em relação ao período anterior aos impactos econômicos causados pela Covid-19.

Essas e outras informações constam de um levantamento feito recentemente pelo Sebrae, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Na pesquisa, focada no mês passado, em torno de 23% das pequenas empresas já conseguiram igualar ou até mesmo superar o faturamento que tinham antes do início da pandemia.

Nesta evolução, 13% dos pequenos negócios mantiveram o faturamento e 10% adicionaram um novo fôlego nos lucros. Os dados coletados pelo Sebrae junto com a FGV apontaram que 83% deste tipo de empresa voltaram às atividades, superando as dificuldades impostas ao mercado.

Inovação alavanca o faturamento

A pesquisa também identificou que um em cada quatro proprietários de empreendimentos de pequeno porte implementou inovações na empresa com a chegada da crise. Foram 39% dos pequenos negócios que adotaram novas ideias de atuação frente às restrições no consumo.

Essas iniciativas dos empresários ocorreram em maior número nos setores que mais sofreram com as barreiras impostas pelo surto. São os serviços de alimentação (53%), academias (51%), indústria alimentícia (49%), energia (49%) e moda (47%).

Ainda, de acordo com as informações do Sebrae, os empreendedores que buscaram práticas inovadoras em seus negócios alcançaram mais sucesso na melhora do nível de faturamento. Enquanto as pequenas empresas inovadoras tiveram uma perda de 32%, as firmas que não buscaram inovações obtiveram uma queda maior: 39%.

Melhora no acesso ao crédito

Também ocorreu uma melhora na obtenção de crédito por parte dos pequenos negócios. Conforme o levantamento, entre os donos de micro e pequenos empreendimentos que buscaram empréstimos para suportar a crise, 31% tiveram o pedido aprovado pelos bancos.

Esse é o melhor resultado para a série que teve início em março e está 9 pontos percentuais acima do indicador atingido na pesquisa relacionada à última semana de agosto. No total de requerentes, 50% das MPE buscaram recursos junto a instituições financeiras.

Na avaliação do Sebrae, esse aumento, sinalizado na pesquisa realizada entre a última semana de setembro e o dia 1º de outubro, aconteceu principalmente em virtude da retomada das atividades na maior parte das empresas. Assim, os empreendedores puderam apresentar aos bancos um histórico de faturamento, melhorando as chances de aprovação do crédito.

Deixe um comentário