É muito importante fazer uma análise da situação fiscal do empreendimento para garantir o enquadramento certo nas obrigações e impostos, através de um planejamento tributário.
Mesmo que a situação de um negócio esteja regular com a Receita Federal, não quer dizer que o negócio tenha uma estrutura fiscal correta. Muitas vezes, a empresa pode estar recolhendo impostos não adequados ao ramo de atuação ou até mesmo em duplicidade.
Através da verificação de documentos fiscais e da conformidade com as exigências legais, pode ser detectada a necessidade de um novo plano tributário, considerando as verdadeiras necessidades e propostas do negócio.
O resultado será uma empresa enxuta nos gastos com impostos e livre de medidas punitivas, como multas e processos criminais.
Esse trabalho de investigação e conformidade deve ser feito por profissionais que atuam nesse segmento, dedicados a estabilizar a saúde fiscal das empresas, como é o caso da DLB Contabilidade.
A equipe de contadores irá trabalhar para tornar todo o processo menos burocrático e, ao mesmo tempo, eficiente, e estará alerta para que todas as obrigações verdadeiramente necessárias sejam cumpridas.
A situação fiscal organizada e regularizada poupa tempo, preocupação e dinheiro. O número grande de papéis, prazos e valores deve ser acompanhado religiosamente, assim como a legislação concernente, que é complexa e sofre alterações constantemente.
Esse trabalho identificará problemas como informações incorretas ou incompletas ao Fisco, classificações em níveis de risco, tributos, taxas e contribuições pagos a mais ou a menos e outras deformidades fiscais.
Nota Fiscal Eletrônica, Livros Contábeis, e-Social e tantas outras obrigações exigem registros e acompanhamentos permanentes. São atividades e compromissos mensais que podem comprometer a estrutura financeira da empresa.
Cálculos, declarações e tantos outros documentos devem ser monitorados invariavelmente para o cumprimento das exigências legais, conforme as atualizações da legislação.
Assim, o planejamento tributário, que surge depois de uma profunda avaliação de situações provenientes de processos, como alterações nas declarações, emissão de certidões, situação cadastral dos sócios, é um passo determinante na organização do negócio e na prevenção de armadilhas fiscais, muitas vezes desconhecidas pelo empresário.
A visibilidade das ações preventivas e as ações pré-estabelecidas no sentido de eliminar gastos desnecessários com impostos e adequar o negócio dentro das premissas legais, fazem do planejamento tributário uma ferramenta de segurança para a empresa, garantindo um futuro sólido e próspero.