A atuação do contador em uma empresa, de qualquer porte, significa muito mais do que ser responsável por números, contas e balancetes. E também não é só estar atualizado sobre as leis e inúmeras regras que envolvem a vida financeira e tributária de um negócio.
Então, o profissional da contabilidade tem que ter expertise para equilibrar a economia e monitorar a estrutura financeira de cada setor da companhia. Mas é um trabalho atento à legislação nacional, com subsídios técnicos que explorem toda a capacidade das atividades desenvolvidas.
Contador orienta sobre gastos e obrigações
A gestão estratégica visando ao exercício financeiro de uma empresa é um dos papéis fundamentais do contador. Porque ele dará as orientações ao empresário sobre finanças, gastos e obrigações com os colaboradores, entre outras linhas a serem seguidas para a empresa prosperar.
Regime adequado aos impostos
Também é determinante que ele defina o regime adequado aos impostos a serem recolhidos, visualizando a possibilidade de expansão da firma. Mas tudo deve ser analisado de forma segura e concebido dentro das regras tributárias, dentro de um processo transparente.
Contador oferece amplo suporte ao empreendedor
Para o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Prado Dantas Júnior, o apoio de um profissional da contabilidade é “fator de vida ou morte” para uma empresa. E, segundo ele, com seus conhecimentos especializados, o contador oferece um amplo suporte ao empreendedor.
Diagnóstico sobre a saúde financeira
“E essa assessoria passa pelas orientações básicas sobre as obrigações tributárias e pela gestão administrativa. Mas também aborda a análise de questões trabalhistas na contratação de funcionários e o diagnóstico sobre a saúde financeira da empresa”, explica.
Microempresas e grandes instituições
Dantas Júnior considera que o trabalho do contador produz efeitos importantes no sucesso de microempresas e também de administradores de instituições de maior porte. E este especialista, para o dirigente, atua na governança, na avaliação dos riscos e da sustentabilidade financeira de ações do empresário.
Soluções assertivas, eficazes e ágeis
O presidente do CFC acredita que a “atualização constante e o olhar atento aos cenários político e econômico do país são requisitos indispensáveis” para o profissional da área. “O contador precisa se manter à frente das alterações legislativas para antever cenários e preparar seu serviço de assessoramento e, então, oferecer soluções assertivas, eficazes e com a agilidade que o mercado exige.”
Consultor no controle do patrimônio
Já o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS), Márcio Schuch Silveira, aponta que o contador, ao longo dos anos, é uma figura de destaque nas empresas e no incentivo ao empreendedorismo. “Porque ele traz informações importantes e precisas para a tomada de decisão, atuando como consultor no controle do patrimônio e sugerindo investimentos”, aponta. “Então, o contador é peça-chave no desenvolvimento econômico sustentável do país.”