O setor de serviços no país atingiu um novo recorde de expansão. Conforme um novo levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o crescimento foi de 3,1% em dezembro do ano passado. Este foi o maior patamar alcançado durante a série histórica que teve início em 2011.
Esta performance elevada ainda contribuiu para que o setor de serviços atingisse uma elevação pelo segundo ano consecutivo. Porque em 2022 o segmento registrou um crescimento de 8,3%, de acordo com o IBGE.
Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto. E a série histórica aponta que o último mês de 2022 é geralmente o período de melhor desempenho de cada ano.
Setor de serviços teve alta de 14,4% pós-pandemia
Ao ser feita a comparação de dezembro do ano passado com fevereiro de 2020, se nota uma alta de 14,4%. E este índice identifica uma significativa evolução quando se trata de níveis apurados antes do início da pandemia de Covid-19.
Movimento positivo: retomada de serviços presenciais
Então, segundo os analistas do IBGE, este movimento positivo tem a influência da retomada de serviços presenciais. E acontece depois dos períodos mais fortes de distanciamento social registrados em 2020 e 2021.
Transporte terrestre responde por resultados elevados
Entre as áreas que mais contribuíram para estes resultados surpreendentes no setor de serviços ocorridos em 2022 está a que envolve o transporte terrestre, com alta de 18,4%, e o transporte aéreo (28,6%).
Locação de carros, promoção de eventos e restaurantes
As informações do IBGE ainda ressaltam a expansão do setor de serviços relacionados à locação de automóveis, além da engenharia, dos pagamentos eletrônicos e da promoção de eventos. Outros avanços ocorreram em segmentos como restaurantes, hotéis e academias.