A terceira fase de implantação do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas – eSocial, para empresas com faturamento acima de R$ 78 milhões, incluídas no primeiro grupo, tem início previsto para o dia 1º de maio de 2018.
Nesta etapa, as empresas devem fazer a transmissão eletrônica dos dados relativos a folhas de pagamento, os chamados eventos periódicos. As informações devem ser referentes a todo o mês de maio, desde o primeiro dia.
No caso de um funcionário ser demitido entre os dias 1º e 7 de maio, o evento de desligamento (S-2299 ou S-2399) deverá ser enviado a partir do dia 8, com informações de verbas rescisórias (grupo verbasResc).
Os eventos não periódicos, como afastamentos, admissões e férias, além dos eventos iniciais e de tabelas, serão recebidos normalmente pelo sistema, incluindo o período de 1º a 7.
O sistema informatizado do eSocial, estará disponível para receber os eventos periódicos somente em 8 de maio, pela versão 2.4.02 do leiaute, constando ajustes das Notas Técnicas nº 01 e 02.
Através do web servisse, empregadores se comunicam com o governo federal, passando as informações relativas aos trabalhadores, como contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, escriturações fiscais e FGTS, simplificando a prestação de contas de obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas.