Os últimos meses do ano confirmaram o ritmo de recuperação econômica no Rio Grande do Sul. A constatação veio com o avanço de indicadores de atividade e evolução do mercado de trabalho. Mas quando o tema é o faturamento, o mês de junho registrou uma evolução de sete pontos percentuais no número de empresas que indicam estabilidade neste fator (45%).
Estabilidade na confiança sobre o mercado
Segundo avaliações e comparações do Sebrae RS, a maioria dos empresários gaúchos (56%) está confiante em relação à melhora no seu ramo de atividade. Já 42% acreditam em um cenário melhor na situação econômica do Estado para os próximos seis meses. E em maio este índice de confiança e de estabilidade era de 36%.
As informações animadoras são da 24ª edição da Pesquisa de Monitoramento dos Pequenos Negócios do Sebrae RS. O levantamento leva em conta os donos de pequenas empresas e os microempreendedores individuais (MEI).
Fortalecimento das cadeias produtivas
Conforme o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Godoy, os pequenos negócios desempenham um papel fundamental na economia, com impacto direto na geração de emprego e renda. “E, mais do que isso, no fortalecimento de todas as cadeias produtivas onde esses empreendimentos atuam”, avalia.
Estabilidade na ocupação de atividade: 63%
Também no mês de junho, o comportamento da ocupação da atividade apontou que 63% das empresas indicam estabilidade. Porque o índice, cinco pontos percentuais a mais que o verificado em maio, é o maior desde janeiro de 2021. Mas a perspectiva positiva dos empreendedores é amparada em outros indicadores. Mas quanto aos seus negócios, 52% dos empreendedores querem manter a empresa aberta e 40% vislumbram uma expansão.
Atendimento ampliado a 37 municípios
Para colaborar com o sucesso e a estabilidade destes empreendimentos, o Sebrae RS ampliou o seu atendimento através da abertura do Espaço de Negócios em Porto Alegre, que atende 37 municípios das Regiões Metropolitana, do Litoral Norte e Carbonífera. No local, empresários encontram soluções para aperfeiçoar o seu negócio. E também os profissionais que querem começar uma jornada no mercado têm um novo ponto de encontro na capital do RS.
O Espaço de Negócios do Sebrae RS está localizado na rua 7 de Setembro, 630, no Centro Histórico. Com 753 metros quadrados de área útil, a estrutura deve ampliar o número de atendimentos mensais em mais de 65%, partindo de 600 mensais no antigo endereço, podendo passar de mil na nova instalação.
E podem utilizar os serviços oferecidos no novo endereço as pessoas que têm interesse em abrir o seu próprio negócio, os novos empreendedores e proprietários de pequenas empresas. O funcionamento da nova estrutura é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
Cursos, consultorias e rodadas de negócios
Os serviços disponibilizados no novo endereço são cursos, consultorias, workshops, rodadas de negócios, entre outros. Então, de acordo com Godoy, a mudança visa proporcionar um ambiente mais adequado às necessidades dos empreendedores, num local amplo e de fácil acesso. “Será um ponto de apoio importante para impulsionar negócios e ideias”, ressalta.