Você está visualizando atualmente Cartão de crédito e pagamento a prazo são opções dos donos de pequenas empresas

Cartão de crédito e pagamento a prazo são opções dos donos de pequenas empresas

Usar o cartão de crédito e pagar fornecedores a prazo são hoje modalidades que os donos de pequenas empresas no país mais usam para os financiamentos de seus negócios. Em torno de 50% dos empresários estão utilizando estas alternativas. Mas os bancos privados e públicos, quitação com cheque pré-datado e cooperativas de crédito não atingem 30% das opções que os empreendedores buscam para angariar recursos.

Os dados fazem parte de uma pesquisa realizada pelo Sebrae desde 2013. O levantamento aponta uma mudança significativa no comportamento dos proprietários das firmas nos últimos anos. Porque antes o pagamento dos fornecedores de forma parcelada representava a principal solução aos negócios de porte menor. E chegou a ser indicado por 67% dos empresários em 2015.

Cartão de crédito tem a preferência com 34%

Atualmente, o cartão de crédito é a principal modalidade utilizada pelas empresas, com 34%. O cheque pré-datado chegou a ser a segunda opção mais usada. Em 2015 representava uma alternativa melhor para 46% dos empreendedores. Mas está caindo em desuso e é considerado por apenas 4% dos entrevistados.

Pagamento dos fornecedores a prazo agrega 16%

Segundo o presidente do Sebrae, Carlos Melles, o cartão de crédito e o pagamento a prazo apontam para soluções fora dos empréstimos tradicionais. Isso, contudo, acontece com o peso de juros mais altos, no caso dos cartões de crédito. O pagamento dos fornecedores a prazo agrega 16% dos empreendimentos.

Explosão de novos MEIs atinge 5,2 milhões

“A explosão do número de novos MEI criados no Brasil (foram 5,2 milhões de novos microempreendedores individuais nos últimos dois anos) fortaleceu essas escolhas. O microempreendedor individual possui, tradicionalmente, uma menor relação com os bancos e tende a buscar outras saídas mais rápidas e menos burocráticas.”

Microempreendedor: 36% usam cartão de crédito

O levantamento do Sebrae registra que o cartão de crédito é utilizado por 36% dos MEIs, 29% dos micro negócios e 27% das empresas de pequeno porte. Por outro lado, o pagamento de fornecedores dividido em várias parcelas é adotado por 14% destes empresários, 21% das microempresas e 15% das empresas pequenas.

Empréstimo de dinheiro junto a amigos e parentes

Outro dado levantado na pesquisa evidencia dentro desta tendência um crescimento pela escolha do empréstimo de dinheiro junto a amigos e parentes. No ano passado, esta característica ocupou pela primeira vez na série histórica a terceira posição entre as principais alternativas de financiamento, atingindo 9%.

 

Deixe um comentário