Cem mil pequenos negócios gaúchos podem ser atendidos agora por um projeto de capacitação lançado pelo governo do Estado. A Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (STER) apresentou nesta semana o Programa RS TER – Qualificação da Gestão para Micro e Pequenas Empresas.
Com aporte de R$ 15 milhões, a iniciativa tem a parceria do Sebrae RS e acontecerá pelo período de um ano. Então, a ideia é fomentar a capacitação em conteúdos relevantes de gestão empresarial, mercado e inovação.
O programa de capacitação contempla as categorias de Microempreendedores Individuais (MEIs), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP). Mas esses grupos devem ter aberto as suas portas em 2021 e 2022 no Rio Grande do Sul. E podem ser das mais diferentes áreas de atividade.
Capacitação a partir do segundo semestre
A capacitação irá ocorrer a partir do segundo semestre deste ano. Serão disponibilizadas ferramentas práticas para aplicação nos negócios. Mas também haverá acompanhamento individual com os especialistas do Sebrae RS.
Plano de negócio, marketing e controle financeiro
Ainda poderão ser feitas, através do programa de capacitação, consultorias avançadas em questões como plano de negócio, marketing, gestão estratégica de pessoas, controles financeiros e formação de preço de venda de produtos.
Conforme o secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Hamilton Sossmeier, o compromisso do governo é criar permanentemente subsídios e ferramentas para que o ambiente empreendedor do RS esteja sempre fortalecido, no presente e com perspectiva de futuro.
Sustentabilidade econômica aos empresários
A ideia, de acordo com o titular da pasta, é também promover a “sustentabilidade econômica para os empresários que têm no empreendedorismo uma alternativa para a geração de trabalho, emprego e renda”.
Consultoria individual avançada on-line
O programa de capacitação ainda irá disponibilizar às primeiras 1.300 empresas que desejarem apoio no desenvolvimento do seu negócio uma consultoria individual avançada on-line. E essa consultoria irá abordar temas como a formulação do plano de negócio, marketing, gestão estratégica de pessoas, controles financeiros e formação de preço de venda.
Agente de capacitação e de desenvolvimento
“Somos uma organização que atua enquanto agente de capacitação e de promoção do desenvolvimento econômico e social. Porque é mais uma forma de atendermos aos gaúchos que têm vocação empreendedora”, destaca o diretor financeiro do Sebrae RS, Marco Paradeda.