A saúde financeira de sua empresa está diretamente ligada ao planejamento tributário do negócio. Não depende apenas de você, como empreendedor, seguir todas as regras da receita e cumprir com os seus compromissos perante o Fisco. Mesmo que o seu negócio esteja regularizado com as obrigações fiscais, isso não significa que a sua estrutura tributária esteja correta.
Pode ser que, em algum momento, sua empresa esteja recolhendo impostos inadequados ao seu segmento de atuação ou até pagando tributos a mais. Por isso é importante um planejamento tributário para que seu negócio seja enxuto e aberto a um crescimento maior.
Por meio da análise de documentos fiscais dentro das exigências legais da Receita, sua empresa pode ser direcionada a um novo plano tributário, onde as verdadeiras necessidades e propostas do seu negócio vão ser atendidas.
O planejamento tributário, além de enquadrar o empreendimento dentro de uma estrutura fiscal adequada, ainda evita que o empresário corra risco de ser atingido por medidas punitivas, como multas e até processos criminais.
E o planejamento tributário é o resultado de um trabalho especializado que você só tem acesso por escritório de contabilidade. É uma proposta que engloba a gestão financeira da empresa, determinante para a rentabilidade e o crescimento do negócio.
A lucratividade de uma marca exige a supervisão de dois quesitos principais: as receitas e as despesas. Dentro do gerenciamento financeiro de uma empresa são necessários os balanços e balancetes, as declarações e certidões anuais, entre outros tantos compromissos do empreendedor.
Desde a escrita contábil até as obrigações relativas a impostos e exigências trabalhistas, são processos que exigem profissionais da área, que serão responsáveis por cumprir os prazos e evitar que o negócio sofra penalizações ou restrições fiscais.
Esse trabalho também passa pela área societária, fiscal, que envolve a abertura de empresas, definições de regimes, administração de tributos e Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ); pessoal e de recursos humanos, além dos procedimentos contábeis propriamente ditos, como folha de pessoal, manutenção de certidões, efetuação de registros, entre outros.
Também o cumprimento das obrigações junto à União, estados e municípios, que engloba uma diversidade de legislações, é monitorado pelo serviço contábil de uma empresa, onde uma equipe especializada dará as orientações para o melhor desempenho em relação a essas regras.
Assim, um escritório de contabilidade acaba por facilitar o dia a dia das empresas que não mantêm um setor de Recursos Humanos, resultando, indiretamente, na economia de recursos que seriam investidos neste departamento dentro da empresa.
Aliviar a carga de trabalho em relação aos funcionários, se adequar às obrigações fiscais de forma a trazer mais efetividade ao negócio e ter a segurança de cumprir com a longa lista de exigências que um empreendedor enfrenta para manter a firma são alguns dos benefícios de delegar a um escritório de contabilidade a gestão financeira da sua empresa.